Sicoob Credipar realiza Dia C em Divinópolis

 

Reforçando  o 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, o Sicoob Credipar promoveu no último dia 7, em Divinópolis – TO, o 13º Seminário Ambiental – Sustentabilidade no Cerrado. O evento, realizado no Centro Cultural Senador João Ribeiro, faz parte de uma série de ações que serão realizadas pela cooperativa este ano, pelo Dia de Cooperar ou Dia C.

Controle do Fogo, Produção de ração para aves, Recuperação de nascentes, Como oxigenar a água de pequeno recipiente para cultivar peixes, Produção de ração para aves , Recuperação de nascentes e Como oxigenar a água de pequeno recipiente para cultivar peixes, são alguns dos vinte projetos apresentados pelos estudantes do Colégio Estadual São Pedro e Colégio Estadual João Dias Sobrinho.

Os projetos ganhadores foram: Mecanismo para colheita de mandioca em 1º Lugar; Integração sustentável de milho, porco e galinha em 2º Lugar  e Compostagem  na terceira colocação. Os autores dos projetos foram premiados, respectivamente, com mil reais; R$ 500 e R$ 300. Todos os grupos que apresentaram projetos ganharam uma viagem para conhecer o Cantão.

“Foram projetos excelentes, criativos e que demonstram que todos se empenharam e trabalharam unidos por um mesmo objetivo. A educação e a junção de forças têm a capacidade de transformar vidas e é gratificante poder contribuir com essa mudança”, destacou o presidente do Conselho, Gilberto Moraes.

“A gerente da agência do Sicoob Credipar em Divinópolis, Leydiane Sena ressaltou que o Dia C superou as expectativas. “Os vinte projetos foram desenvolvidos com muito carinho, criatividade, trabalho em equipe, estudo e pensando no melhor para o agropecuarista e a comunidade da região”.

Para o diretor do Colégio Estadual São Pedro, Eldison Cunha, o evento foi de grande importância para a comunidade. “É inspirador ver jovens do Ensino Médio trabalhando juntos em prol de um objetivo comum. Além de pensar em uma maneira de aumentar a renda do produtor, eles fizeram isso de maneira sustentável, afinal as soluções têm que ser pensadas a longo prazo. Uma iniciativa muito bonita do Sicoob”, frisou.

Projetos participantes:

  1. Horta ecologicamente correta
  2. Árvores Frutíferas
  3. Integração sustentável de milho, porco e galinha
  4. Pastagens – Evitar o desmatamento de novas áreas
  5. Acero – Controle do Fogo
  6. Compostagem
  7. Cultivo de aves para cortes
  8. Mecanismo para colheita de mandioca
  9. Produção de ração para aves
  10. Recuperação de nascentes
  11. Como oxigenar a água de pequeno recipiente para cultivar peixes
  12. Piscicultura: Cultivo de peixes
  13. Queijo de Prensa
  14. Capineira
  15. Plantio de Maracujá
  16. Horta orgânica
  17. Piquete sustentável de horta e galinha
  18. Cultivo consciente da soja
  19. Sementes que geram renda
  20. Horta orgânica com cerca viva

Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa das cooperativas brasileiras, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha ocorre. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado, na capacitação, divulgação e valorização das práticas.

Em 2018, mais de 2,2 milhões de pessoas foram beneficiadas com iniciativas transformadoras que ocorreram em 1.136 cidades, localizadas de Norte a Sul do país. Durante todo o ano passado, cerca de 120 mil voluntários se empenharam em fazer parte do processo de construção de um Brasil mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos, mostrando que as atitudes simples são motoras de grandes resultados. E a ideia é que esses números sejam ainda maiores em 2019.