Sicoob Credipar completa 29 anos

 

Nesta quinta-feira,12, o Sicoob Credipar – maior cooperativa de crédito do Tocantins – completa 29 anos de fundação. A Cooperativa, fundada em 12 de março de 1991 com apenas 25 associados, hoje faz parte do universo de mais de 17 mil tocantinenses.

Nessas quase três décadas, a Cooperativa passou por várias transformações, cresceu, evoluiu mas, sempre trabalhando em prol da inclusão, desenvolvimento socioeconômico e justiça financeira.

“É muito gratificante ter acompanhado o crescimento da Cooperativa nesses 29 anos. Nesse período realmente  colocamos em prática os princípios do cooperativismo e trabalhamos juntos para crescer e tornar melhor a nossa comunidade”, destaca o presidente Gilberto Moraes.

História

Quando a cooperativa foi criada, ela tinha como objetivo movimentar o capital dos produtores que na ocasião faziam parte da Coopernorte – Cooperativa Agropecuária Tocantinense, em Paraíso. Assim surgiu a Credipar – Cooperativa de Crédito de Paraíso, com 25 associados.

Em novembro de 1999 a Credipar filiou-se à Central de Goiás e a partir daí, o leque de produtos e serviços foi significativamente ampliado. No mesmo ano, a Credipar iniciou o processo de expansão e inaugurou o seu primeiro PAC – Posto de Atendimento Cooperativo, no município de Barrolândia.

O ano de 2002 marcou a história da Credipar e dos seus cooperados. No dia 12 de março, a sede própria da Cooperativa foi inaugurada em Paraíso do Tocantins.

Em fevereiro de 2006, todas as cooperativas de crédito do Brasil, ligadas ao Bancoob, acrescentaram em suas nomeações a marca Sicoob. Com isso, a Credipar passou a ser chamada de Sicoob Credipar.

A força do Sicoob Credipar está na união dos seus cooperados, e no dia 31 de maio de 2010 uma grande conquista foi alcançada pela Cooperativa, que foi autorizada pelo Banco Central a operar em regime de Livre Admissão. Isso significa que o Sicoob Credipar, antes com acesso exclusivo aos produtores rurais, passou a  receber em seu quadro de cooperados, profissionais de diferentes ramos de atuação e aberto àqueles que buscam grandes oportunidades para o seu crescimento sem a burocracia de um banco convencional.

Crescimento

Atualmente o Sicoob Credipar está  presente em 13 municípios:  Paraíso do Tocantins, Araguaína, Barrolândia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Gurupi, Marianópolis, Miranorte, Palmas, Pium, Porto Nacional e em Fátima, com um escritório de Negócios.

Com 8,2 mil cooperados somados aos poupadores, a Cooperativa representa um universo de mais de 17 mil tocantinenses.  O Sicoob Credipar fechou o ano de 2019 com R$ 41,5 milhões em capital social e R$ 179,6 milhões em ativos totais.

Mudança

Pensando em dar uma maior representatividade aos associados e fortalecer a instituição, que é genuinamente tocantinense, em breve  o Sicoob Credipar passa a chamar Sicoob Tocantins. A mudança foi decidida em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 23 de janeiro deste ano e aguarda apenas a homologação do Banco Central.

“Essa mudança representa o nosso crescimento, o fortalecimento do cooperativismo no nosso Estado. A nossa missão ainda é a de gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis aos associados e às comunidades por meio do cooperativismo. Os nossos valores ainda são a justiça financeira, a ética e a valorização das pessoas”, reforça Gilberto Moraes. (Ascom)