Sicoob Credipar agora é Sicoob Tocantins

Pensando em dar uma maior representatividade aos associados e fortalecer a instituição, que é genuinamente tocantinense e hoje é a maior cooperativa  de crédito do Tocantins, agora o Sicoob Credipar passa a chamar Sicoob Tocantins. A mudança foi decidida em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na noite desta quinta-feira, 23, no Palácio da Cultura Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins.

“A cooperativa foi criada há 29 anos com 25 associados, para movimentar o capital de produtores rurais que faziam parte da Coopernorte, em Paraíso do Tocantins. Hoje, representamos um universo de 17 mil tocantinenses e fazemos parte da maior instituição financeira cooperativa do Brasil (Sicoob)”, destaca o presidente Gilberto Moraes.

“Essa mudança representa o nosso crescimento, o fortalecimento do cooperativismo no nosso Estado. A nossa missão ainda é a de gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis aos associados e às comunidades por meio do cooperativismo. Os nossos valores ainda são a justiça financeira, a ética e a valorização das pessoas”, acrescenta o presidente.

A AGE foi realizada para discutir uma reforma ampla e geral do Estatuto Social da Cooperativa. Além da mudança de nome, a assembleia também aprovou a captação de recursos de 37 municípios tocantinenses que fazem parte da área de atuação da cooperativa, de seus órgãos ou entidades e das empresas por eles controladas.  “A intenção é suprir a falta de agências bancárias em muitos municípios pequenos, o que tem provocado dificuldades de administração dos recursos municipais com deslocamentos para cidades vizinhas”, explica o presidente.

Parâmetro para as contas digitais, criação do fundo de reserva ao limite de 50% e critérios para eliminação do associado, entre outros, também foram assuntos debatidos e aprovados pelos cooperados. A proposta aprovada em assembleia pode ser conferida na íntegra clicando aqui.

Expansão

Atualmente, a cooperativa conta com mais de 8 mil associados e 9 mil poupadores e está presente em Paraíso do Tocantins, Araguaína, Barrolândia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Gurupi, Marianópolis, Miranorte, Palmas, Pium, Porto Nacional e em Fátima, com um escritório de Negócios.

Em 2019, como parte do plano de expansão, inaugurou novas e modernas instalações em Araguaína, no Norte do Estado, e em Gurupi, no Sul do Tocantins. Em 2018, foram os cooperados da capital Palmas  que receberam casa nova.

Para 2020, a expectativa é inaugurar as instalações da agência sede, em Paraíso do Tocantins, cujas obras estão em andamento.   Ainda para este ano, está previsto o início da reforma da Unidade Administrativa Desmembrada, no mesmo município.

Histórico

A cooperativa foi fundada em 12 de março de 1991 com o objetivo de movimentar o capital dos produtores que faziam parte da Cooperativa Agropecuária Tocantinense – Coopernorte, a Credipar teve início com cerca de 25 associados e 03 funcionários.

Ao longo dos anos, a cooperativa expandiu, passou a integrar a marca Sicoob e se tornou  Livre Admissão, que significa que a cooperativa, antes com acesso exclusivo aos produtores rurais, passou a receber em seu quadro de cooperados, profissionais de diferentes ramos de atuação e para aqueles que buscam grandes oportunidades para o seu crescimento sem a burocracia de um banco convencional. (Ascom)