Projeto “Sicoob Jovem” leva premiação no Conexão Sicoob

Projeto “Sicoob Jovem”, que une canal digital, disponibiliza vagas na Universidade Sicoob e prevê plataforma integrada para o mercado de trabalho foi o escolhido como a solução mais criativa e inovadora apresentada durante o Laboratório de Inovação, realizado neste sábado, 19. O evento fez parte do Conexão Sicoob, realizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas, de 16 a 19 de outubro.

O “Sicoob Jovem” foi apresentado pelo grupo Contengen, formado pelos acadêmicos  Marcos Paulo Lopes (Engenharia Civil), Franciellen Pereira (Ciências Contábeis), Iana Lopes (Ciências Contábeis) e Cássio Henrique R. Alves (Ciências Contábeis).

Para os acadêmicos, participar do Conexão Sicoob foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Foi muito interessante. Às vezes até temos ideia de como funciona o cooperativismo financeiro mas quando  você vive de verdade e tem alguém para nos guiar nessa experiência, você fica encantado. Porque você vê que não é algo distante, que realmente está acontecendo e dá certo. Você sente vontade de fazer parte disso”, destaca Franciellen.

“Foi uma experiência nova da qual eu nunca pensei em participar. Pra mim foi algo revolucionário. Mudou a minha maneira de ver muitas coisas porque eu não conhecia o trabalho do Sicoob e não sabia como funcionava uma cooperativa de crédito. Experiência única”, ressalta Iana.

Para Marcos Paulo, participar do Conexão Sicoob foi uma experiência que agregou muito valor. “Essa interação entre os participantes proporcionou que desenvolvêssemos ideias em equipe, agregando o valor de todos”. Cássio Henrique reforçou que “foi muito interessante e agregou muito conhecimento. Muito feliz por ter participado”.

O Gerente de Negócios do Sicoob Credipar, Diulystone Cabral, salienta que foi um privilégio para a cooperativa ter participado deste projeto tão grandioso e a frente do seu tempo em nossa região, e que ficará marcado na história. “Posso afirmar com toda certeza que o dinamismo e a inovação do Conexão Sicoob chegaram como um divisor de águas em nossa forma de conectar as pessoas com os princípios e valores cooperativistas. Nosso desafio agora é cultivar todas as sementes que foram lançadas durante esses quatro dias, para colhermos muitos frutos amanhã”.

Inovação

Participaram do Laboratório de Inovação, 16 de um total de 78 inscritos. Os selecionados foram escolhidos de acordo suas respostas no ato da inscrição. Os jovens participaram de atividades dirigidas durante todo o sábado e apresentaram soluções criativas e aplicáveis voltadas para o público jovem. Todos os participantes receberam uma mochila e um carregador portátil de celular. Os integrantes do grupo vencedor receberam ainda crédito para Spotify, Netflix e Uber e uma premiação no valor de R$ 2 mil para o grupo.

Ao todo, o Conexão Sicoob no Tocantins teve 771 inscritos sendo 313 para o Open Campus, realizado no dia 16, e 380 para os workshops, realizados nos dias 17 e 18. Para esta parte da programação não houve seleção. Toda a programação foi gratuita.

Conexão Sicoob

O Conexão Sicoob é um projeto do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), com realização da Eureca – empresa especializada em comportamento jovem.  O projeto viaja pelo país promovendo gratuitamente eventos em universidades com o objetivo de colocar em pauta assuntos como cooperativismo,  cooperativismo de crédito, capitalismo consciente, empresas humanizadas, protagonismo, juventude e liderança consciente, entre outros.

Por quatro dias, a comunidade universitária tem acesso a palestras, workshops e um laboratório de inovação aberta. Esse conjunto de experiências não só capacita os participantes, mas permite que se posicionem, a partir de suas ideias e decisões, com protagonismo e capacidade de influência sobre seu meio.

O Conexão Sicoob já impactou mais de 10 mil universitários de todo o país desde 2017. A expectativa é de que até o final deste ano, 51 cidades brasileiras tenham recebido a intensa programação do road show.

Sicoob

A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,9 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

No Tocantins, o Sicoob Credipar – que integra a rede – conta com cerca de 8 mil associados e 9 mil poupadores, está presente em Paraíso do Tocantins, Araguaína, Barrolândia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Gurupi, Marianópolis, Miranorte, Palmas, Pium e Porto Nacional, além do escritório de negócios em Fátima.

Eureca

Criada em 2011, a companhia se especializou no comportamento dos jovens e sua relação com o mercado de trabalho e a cultura empreendedora. Atua na realização de processos seletivos diferenciados para atração de novos talentos nas empresas e como plataforma de desenvolvimento de jovens lideranças profissionais. A Eureca aposta no jovem como chave para transformação da sociedade em uma realidade mais consciente, harmônica e sustentável.