Open Campus  garante interação no primeiro dia de Conexão Sicoob

Depois de visitar mais de 70 universidades em 12 estados brasileiros,  projeto acontece em Palmas até dia 19

Com uma participação ativa do público e muita troca de experiência entre palestrantes e plateia o Open Campus, realizado na noite desta quarta-feira, abriu o primeiro dia de programação do Conexão Sicoob em Palmas. O evento, que tem o objetivo de debater cooperativismo, capitalismo consciente, empresas humanizadas e liderança consciente, acontece na UFT até o próximo sábado.

Para Maria Brasil, especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, e presidente da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia, o capitalismo consciente é uma tendência da última década que está seguindo nos negócios de maneira muito relevante. “É o futuro dos negócios assim como todas as teorias que falam dos negócios de forma consciente. Então é muito importante que a gente leve isso para a academia e para o início do processo laborativo da pessoa porque ela já entra no mercado de trabalho com a consciência de que o mercado está mudando,” destaca.

Luana Gabriela, MBA Executivo em Marketing pela FGV, ressalta que debater o protagonismo da juventude é uma forma de dizer que acreditamos que essa geração tem a força necessária para empreender e liderar grandes mudanças. “Hoje vivemos um bônus demográfico. Essa é uma janela de oportunidade para que a gente consiga desenvolver, investir e capacitar essa geração de jovens entendendo que são eles que têm o potencial e a capacidade de fazer as transformações que o Brasil precisa,” frisa.

Guilherme Godinho, representante do Conselho Médico jovem do CRM – TO, ressaltou que os princípios do cooperativismos devem e podem ser aplicados nas mais diversas situações trazendo benefícios mútuos. “Quando juntamos forças temos mais chances de alcançar um objetivo com êxito, por mais distante que ele nos pareça”, ressalta.

Para João Marcos Maracaipe, acadêmico de Ciências Contábeis da UFT que participou do evento, o Open Campus foi esclarecedor. “Apesar de ser um evento introdutório foi muito instrutivo e pude tirar várias dúvidas. Além disso é muito empolgante debater esses temas com pessoas que vivenciam isso na prática, bem diferente de só ler na internet, assistir vídeos. É uma segurança pra gente”, conta.

Conexão Sicoob

O projeto Conexão Sicoob viaja pelo país promovendo gratuitamente eventos e workshops em universidades para levar ensinamentos sobre educação financeira, cooperativismo, capitalismo consciente, empresas humanizadas e liderança consciente, entre outros.

Ao longo de quatro dias, a comunidade universitária tem acesso a palestras, quatro workshops com conteúdos sobre autoconhecimento e Liderança Consciente; e também, um Laboratório de Inovação Aberta, no qual os jovens são provocados a gerar soluções criativas e aplicáveis para um desafio proposto através de metodologias inovadoras como Design Thinking e Sprint do Google.

Programação

Nesta quinta-feira,  17, serão realizados workshops das 13h às 17h e das 18h às 22h. Na sexta-feira, os workshops serão de 9h às 13h e 14h às17h. Já para o último dia, serão selecionados 16 jovens para participar do Laboratório de Inovação, onde concorrerão a brindes e uma premiação de R$ 2 mil para a equipe vencedora. Todos na sala 9 do bloco C da UFT.

O projeto do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) com realização da Eureca, empresa especializada em comportamento jovem, já impactou mais de 10 mil universitários de todo o país desde 2017. Até o final de 2019, um total de 51 cidades brasileiras terão recebido a intensa programação do Conexão Sicoob.

Sobre o Sicoob

A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,9 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Sobre a Eureca

A Eureca é uma empresa #Jovemcentrica. Criada em 2011, a companhia se especializou no comportamento dos jovens e sua relação com o mercado de trabalho e a cultura empreendedora. Atua na realização de processos seletivos diferenciados para atração de novos talentos nas empresas e como plataforma de desenvolvimento de jovens lideranças profissionais. A Eureca aposta no jovem como chave para transformação da sociedade em uma realidade mais consciente, harmônica e sustentável.