Missão tocantinense vai conhecer sistema cooperativista dos Estados Unidos

20160826175927_missao_eua

Associados e dirigentes de três cooperativas do Tocantins – Sicoob Credipar, Coapa e Sicredi   – vão participar de 29 de agosto a 02 de setembro da Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo Agropecuário e de Crédito nos Estados Unidos da América (EUA). A missão contará com 17 membros e visitará as cidades de Madison, Bloomington e Chicago.

O país possui uma grande experiência em cooperativismo e conta atualmente com 30 mil cooperativas em diversos ramos. Será a oportunidade dos tocantinenses conhecerem detalhadamente a dinâmica econômica e a força do cooperativismo americano. Durante a missão de estudos preparada pelo Sistema OCB/SESCOOP Tocantins, o grupo vai participar de um curso intensivo sobre o panorama da produção agrícola e o papel das cooperativas na economia americana.

Já as visitas às cooperativas agropecuárias e de crédito permitirão uma visão sobre as forças e também as dificuldades enfrentadas pelo cooperativismo americano. O roteiro contempla ainda visitas à Associação Nacional das Cooperativas de Crédito, propriedade rural e a Bolsa de Valores de Chicago.

Expectativa para novas experiências
Entre os integrantes da comitiva tocantinense a perspectiva é adquirir novos conhecimentos e usá-los no retorno às suas cooperativas.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-TO e da Coapa, Ricardo Khouri, lembra que após conhecerem as principais organizações cooperativistas do Brasil, a missão será o momento dos tocantinenses vivenciarem o funcionamento da gestão de cooperativas americanas e sua interação com o agronegócio global.

“As cooperativas norte-americanas são conhecidas como as melhores do mundo. Trocar informações e conhecer projetos e tecnologias será de grande utilidade para nossa cooperativa”, afirma o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credipar, Francisco de Assis Filho, que terá sua segunda experiência internacional, já que em 2013 integrou o grupo que conheceu o Sistema Desjardins e a rede La Coop, duas das principais organizações cooperativistas canadenses.

 

Para o Sr. Silvam Celestino, Diretor de Crédito Sicoob Credipar, é uma excelente oportunidade de adquirir e trazer mais conhecimentos para serem aplicados  no cooperativismo de crédito tocantinense. A troca de experiências com os norte americanos será muito rica, considerando sua força econômica cooperativista.
Dário Oliveira de Melo é associado do Sicredi desde 2007, atualmente coordena um núcleo central, e está ansioso para conhecer o funcionamento e a governança das cooperativas americanas. “Com certeza o Sicredi terá ganhos positivos, pretendemos trazer as inovações e implantar aqui. Será muito proveitosa a troca de experiências, podemos aprender e também mostrar nosso modelo de cooperativismo”, comenta Dário Melo.

O gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, que em setembro completa 14 anos de atuação na cooperativa que atua no ramo agropecuário, aproveitará a viagem aos Estados Unidos para conhecer processos diferentes do cotidiano vivenciado em sua organização. Para o colaborador, será mais uma oportunidade de crescimento profissional e a experiência tem muito a contribuir para o desempenho de suas atividades, uma vez que terá oportunidade de conhecer várias instituições de negócios como a bolsa de Chicago e cooperativas de crédito que são entidades que estão completamente ligadas ao seu dia a dia e ramo de atuação. “Ainda vamos visitar lavouras de soja, e ter oportunidade de conhecer como funcionam os processos produtivos deles”, lembrou Nelzivan Carvalho.

 

Fonte: http://www.ocbto.coop.br/noticia.php?l=7f05268058c52c2aa2cf16dbdfb00a0d