MISSÃO DE ESTUDOS PROPORCIONA IMERSÃO NO COOPERATIVISMO DO RIO GRANDE DO SUL

Entre os dias 19 e 22 de novembro de 2018, os alunos do MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas, promovido pelo Sistema OCB/TO, participaram de uma missão de estudos para conhecer as experiências da cultura, gestão e governança cooperativistas do Rio Grande do Sul. Ao todo, a comitiva contou com 43 participantes de diversas cooperativas e representantes do Sistema OCB/TO.

Na segunda-feira (19), o dia começou com uma visita a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre. A Escoop é uma iniciativa do SESCOOP/RS e surgiu com o objetivo de atender as demandas de qualificação das cooperativas gaúchas, tendo sido credenciada pelo Ministério da Educação em 2011 como a primeira faculdade voltada exclusivamente ao Cooperativismo no Brasil.

Durante a recepção, o diretor da Escoop, Mário De Conto, contou um pouco sobre o trabalho da instituição e os desafios para 2019. “A Escoop aprovou seu Plano de Trabalho para 2019, que tem como destaques novos cursos de pós-graduação, missões técnicas internacionais focadas em inovação e um curso de mestrado profissional em Gestão e Negócios focado em Cooperativismo, em parceria com a Unisinos”, destacou.

No dia 20, na Cooperativa Escolar Bom Pastor (Cooebompa), no período da tarde, os pós-graduandos viram de perto o funcionamento da primeira cooperativa escolar do município, criada em 2010. Na cooperativa, os mais de 80 alunos fazem artesanato e aprendem a vender o que produzem. Assim, compreendem como dimensionar os custos de produção, calcular uma margem de resultados e estabelecer um preço para os mesmos. Além disso, eles realizam votações para eleger o quadro de diretores e conselheiros, vivenciando, na prática, a vida de uma cooperativa. Em síntese, a Escola Bom Pastor se tornou um grande laboratório de aprendizagem da doutrina e princípios cooperativistas, inspirados nos pioneiros do cooperativismo de Rochdale (Inglaterra) e das belas experiências vividas pelos estudantes do município de Sunchales (Argentina).

Na quarta-feira (21), a programação contou com uma visita na Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, e na Cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa.

Cooperativa Vinícola Aurora é hoje uma das maiores potências do vinho nacional, cujos produtos são exportados para mais de 20 países. Com um crescimento de 5% no ano de 2017, a cooperativa recebeu 72 mil toneladas de uva dos 1.100 associados na última safra. Com um portfólio de 13 marcas e 200 itens, a cooperativa exporta para mais de 20 países. A conquista da posição que ocupa foi possível graças à constante modernização de seu parque industrial, à alta tecnologia de suas unidades e aos rigorosos padrões exigidos nos processos de produção. O cuidado extremo com a rotina produtiva, observado a partir da plantação das mudas ao engarrafamento do produto, faz parte da receita de crescimento constante do empreendimento durante todos esses anos.

Cooperativa Santa Clara é a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil e é também a primeira a conquistar a certificação ISO no Rio Grande do Sul, industrializando 750 mil litros de leite por dia, que resultam em uma linha de mais de 140 produtos, entre leite, queijos, bebidas lácteas, Temper Cheese, requeijão e outros derivados. Da matéria-prima até o produto finalizado, são realizadas mais de 7.200 análises diárias nos laboratórios da Cooperativa, para garantir que o produto que chega até a casa do consumidor é de qualidade.

No dia 22, o grupo esteve na Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), último destino da missão, onde puderam conhecer diversas práticas de gestão e governança e os seus processos organizacionais. Para assegurar a melhoria contínua dos serviços prestados, promovendo o desenvolvimento e a satisfação de médicos cooperados, colaboradores e clientes, a Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo segue um conjunto de normas e valores, chamado de Identidade Corporativa. Prioriza-se a inovação, com foco em produtos, processos e pessoas; a inteligência da informação, com foco em alavancagem competitiva; e a atenção aos clientes, tendo em vista a agilidade e resolutividade.

Ao longo de sua história, a Unimed VTRP conquistou diversos prêmios, que reconhecem o esforço e a dedicação da cooperativa com todos os seus públicos de relacionamento. A mesma conquistou, por exemplo, o prêmio de “Melhor atendimento ao cliente do Brasil” durante o XVII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Foi considerada uma das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo Guia Você S/A Exame e conquistou inclusive o “Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade” pela Unimed Brasil.

MBA em Gestão Empresarial em Cooperativa

MBA em Gestão Empresarial em Cooperativa está sendo realizado pelo SESCOOP/TO (integrante do Sistema OCB/TO) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) nas cidades de Palmas e Gurupi. o MBA teve início em novembro de 2017, e possui 18 meses de duração. O foco dele é ampliar os conhecimentos dos participantes nas modernas técnicas de gestão empresarial com foco nas cooperativas, contribuindo para um melhor desempenho pessoal, organizacional e econômico do participante.

Ascom Sistema OCB/TO