Agência Sicoob Credipar de Dois Irmãos realiza Dia C

No último dia 16 de junho, em celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, a agência Sicoob Credipar de Dois Irmãos realizou em parceria com o Sistema OCB-TO o Dia C. Os 29 voluntários e apoiadores, realizaram a ação no Centro de Vivência do Idoso em Dois Irmão, proporcionando uma manhã muito animada e descontraída para 100 idosos frequentadores do centro de vivência, com um delicioso café da manhã, gincanas e brincadeiras. Neste ano, as ações do Dia de Cooperar esperam beneficiar mais de 2,5 milhões de pessoas em todo Brasil, por meio de 1.427 projetos, em 738 municípios brasileiros.

 

Dia C – O MOVIMENTO DAS COOPERATIVAS POR UM BRASIL MELHOR

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado.

Em 2018, o Dia C assume o aspecto de movimento, um incentivo do Sistema OCB e de suas unidades estaduais para a realização de iniciativas diferenciadas, contínuas e transformadoras. Para se ter uma ideia do tamanho deste movimento, em apenas nove anos, o Dia C já conta com a adesão de mais de 1,5 mil cooperativas, que abraçaram essa ideia e transformaram a vida de mais de dois milhões de pessoas. E isso só é possível por meio do trabalho engajado de cerca de 120 mil voluntários, em 1.081 municípios, de todos os estados brasileiros.

Além disso, desde 2016, o Dia de Cooperar tem ampliado o diálogo com parceiros globais, ao agir em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o plano de ação estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o alcance da erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantia do alcance da paz e da prosperidade, até 2030.

O Dia C, enquanto movimento nacional, tem a missão de estimular as iniciativas diferenciadas, contínuas e transformadoras desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio do sistema cooperativista brasileiro, em prol das comunidades e mostrar que, mesmo a nível local, o alcance dos ODS é possível.