Câmara de Paraíso discute parceria entre município e Sicoob Credipar

Vereadores de Paraíso receberam na manhã desta quarta-feira a diretoria da Sicoob/Credipar para discutir a possibilidade de parceria entre o poder público municipal e a Cooperativa. Com a segurança de uma agência bancária fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, empregando mais de 100 servidores em suas 12 agências espalhadas pelo Estado, e com mais de 5 mil associados, além de uma carteira acima de R$ 100 milhões, a Sicoob/Credipar ainda não pode receber o IPTU e o ISSQN municipal, algo que é considerado inexplicável pelos cooperados.

Também não é aplicado na Sicoob/Credipar os recursos da Previdência do Servidor do município de Paraíso – Previpar. Os fundos da Entidade são aplicados em bancos federais e particulares como o Bradesco, Caixa Econômica e Branco do Brasil. Com essa postura, a Previpar dedica a esses bancos os investimentos que deveriam esta sendo aplicados em Paraíso e no Tocantins. Ou seja, recursos do servidor do município sem retorno ao seu próprio benefício.

No encontro com os Parlamentares, o presidente da entidade, Gilberto Moraes, apresentou as vantagens que serão alcançadas com aplicabilidade dos recursos da Previpar e a parceria entre Executivo e Sicoob/Credipar. A maior vantagem, segundo ele, são as taxas e os baixos juros ofertados.

Por ser uma cooperativa de crédito, a Sicoob tem melhores condições de oferecer os benefícios com valores mais em conta em relação as demais instituições bancárias. Gilberto avaliou como muito positiva o encontro com os vereadores. “Avalio como muito positivo esse encontro com a Câmara de Vereadores porque todos os membros se mostraram dispostos a defender essa parceria e serem defensores da Cooperativa de Crédito que é nossa. Além disso, viemos oferecer crédito comissionado aos parlamentares e servidores da Casa, o que também foi uma proposta muito bem recebida por ter melhores taxas. Quanto à parceria, o que falta é sensibilidade e ter vontade politica para que podemos ter mais uma porta aberta para servir a comunidade” disse o presidente Gilberto Moraes.

Já o presidente JC, que comandou o encontro, revelou que a Câmara tem o compromisso de valorizar as instituições idealizadas pelos paraisenses, como é o caso da Sicoob/Credipar, que hoje é uma referência para o País. “Precisamos entender que a Cooperativa pertence ao povo de Paraíso e do Estado do Tocantins. Por este motivo, precisamos agir para que ela se torne ainda mais fortalecida possibilitando essas parcerias requeridas pela diretoria” disse o presidente da Câmara.

Além das melhores taxas, a Câmara observa que a Sicoob/Credipar oferece atendimento diferenciado e desenvolve um trabalho social muito importante para a população.

Com dois representantes no Conselho Administrativo da Previdência do servidor municipal, a Câmara atual pode entrar para a história como sendo a  abre uma grande oportunidade para que, a partir de 2017, o município reconheça a importância da Cooperativa de Crédito, que foi criada por sua própria comunidade e inicie as parcerias buscadas por sua diretoria.

A Sicoob Credipar tem, inclusive, parceria com o IGEPREV. Previdência do servidor público estadual.

 

 

Fonte: Portal Benício